Promoção de lançamento: 20% OFF e frete grátis para o Brasil




Nossa História

Inspirada em um ícone francês do século XVIII, a Maison Alexandrine alia a experiência da alta costura com o propósito inédito de refletir a essência de mecenato de luxo.

A Maison Alexandrine é a primeira Maison de mecenato de luxo do Brasil. Chegou ao país em 2014 pela empresária Alexandra Fructuoso, que é portuguesa radicada no Brasil desde os 19 anos. Com mais de 800m², o casarão, localizado no Jardim Paulistano, em São Paulo, oferece um serviço totalmente personalizado e exclusivo: alta costura sob medida pelas mãos de novos talentos.

A experiência da Maison Alexandrine vai além das provas de roupas. Tudo começa pelo espaço, inspirado na Madame de Pompadour, uma das mulheres mais poderosas da França e uma das maiores mecenas do mundo. O chão de mármore da casa, por exemplo, é idêntico ao do petit Trianon, palácio em Versalhes que o monarca Luís XV deu de presente a ela. Já o nome de sua filha, Alexandrine Le Normanr d’Ériolles, inspirou o nome da marca. “A ideia é dar continuidade ao legado da Madame de Pompadour, uma mulher que descobriu grandes gênios e até hoje são respeitados, como Voltaire, por exemplo”, explica Alexandra Fructuoso, que também é curadora de toda proposta de sua marca.

Os quatro andares do casarão são divididos em salas exclusivas para as clientes experimentarem as peças – que vão do prêt-a-porter aos vestidos de gala e noivas. A mais especial é a sala da noiva, uma suíte de 100m² com detalhes da decoração em ouro e lustre de cristal. No subsolo está o ateliê de costura, onde estão as costureiras e bordadeiras trabalhando in loco. Ali as clientes podem conferir de perto o andamento de suas peças ou simplesmente prestigiar e entender como era o desenvolvimento das roupas nobres na França, no século 18.

De vestidos que são verdadeiras obras de arte a objetos, acessórios, porcelanas e instalações, tudo o que é descoberto por Alexandra tem um ponto em comum: são feitos pelas mãos de artesãos. E é com esses valores que a empresária assenta a pedra fundamental da Alexandrine, uma marca dedicada aos fãs da alta costura com atendimento impecável.

A cada criação, Alexandra e seu time alcançam a excelência do trabalho manual. O resultado pode ser conferido em mulheres como Kim Kardashian, Miley Cyrus, Janina Gavankar, Saoirse Ronan, entre outros nomes de artistas conhecidos mundialmente.






Alexandra Fructuoso

Portuguesa de nação e brasileira de coração, Alexandra desde sempre gostou de moda. Formada em administração hospitalar, veio para o Brasil trabalhar na área farmacêutica e se tornou uma super executiva da indústria. Em junho de 2015, Alexandra vendeu sua parte na empresa que fundou com o marido e começou a se dedicar totalmente á moda, sua paixão de infância.

Apaixonada pela história da França, Alê sempre se interessou pela historia da Madame de Pompadour , uma das mulheres mais poderosas da França e uma das maiores mecenas da história do mundo. Uma mulher determinada, que lutou para que os trabalhos e ideais de muitos artistas e filósofos como Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Denis Diderot saíssem dos muros da França e ganhassem o respeito da corte de Versalhes e os olhos do mundo. Mas foi só em 1744 que Pompadour pôde conceber sua obra mais importante. Não foram as porcelanas de Sèvres, não foi o Petit Trianon ou o Palácio do Eliseu, mas sim a pequena Alexandrine Le Normant d’Étiolles, sua única filha. Alexandra escolheu o elo de afinidade mais especial entre ela e a Madame de Pompadour, a maternidade, para batizar a Maison e pelo mesmo significado dos nomes entre elas, Alexandra e Alexandrine.

Quase três séculos depois, nasce novamente Alexandrine, com a mesma determinação e paixão que tinha a sua mãe: o amor pelas belas artes. Agora pelas mãos de Alexandra, que possui uma única missão: continuar o legado da Madame de Pompadour.